segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Programa Balada Segura na Expo Cachoeira

Com diversas ações de sensibilização o setor municipal de trânsito em parceria com o comitê municipal Balada Segura marcou presença neste último final de semana na Expo Cachoeira, feira destinada às empresas locais. Projeto este, desenvolvido pelo Rotary Club de Cachoeira do Sul Arrozais com o Movimento Rotário de Cachoeira do Sul. 
Lá foram desenvolvidas atividades com o intuito de sensibilizar o público sobre o risco de beber e dirigir, e, principalmente, enfatizar a importância de escolher o motorista da vez. Além disso, também foram dadas orientações gerais, pertinentes à segurança no trânsito.
Quem visitou a Expo Cachoeira pode conferir de perto a estrutura do Programa Balada Segura. Neste evento foi disponibilizado o teste do bafômetro para os motoristas que quisessem conferir se estavam em condições de dirigir, e, também, para aquelas pessoas que mesmo não estando dirigindo quiseram conferir o resultado do teste após ter consumido bebidas alcoólicas.



Foram disponibilizados testes com bafômetros descartáveis e com o eletrônico, sendo que nove pessoas apresentaram níveis de álcool acima 0,04mg/l, quantidade na qual se enquadrariam as medidas administrativas e penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro. Quatro pessoas apresentaram mais de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido, o que configuraria  crime de trânsito no qual seria  enquadrado no art. 165 e art. 306 do CTB. Além das penalidades administrativas o motorista seria conduzido para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). No entanto como a atividade foi de caráter educativo, e dentro do parque de exposições Ivan Tavares, as pessoas receberam apenas orientações sobre a importância de não dirigir sob efeito de álcool.
Entre as pessoas testadas, para as quais o resultado deu positivo, se constatou uma grande incidência de jovens, um deles que fez o teste a tardinha de domingo, relatou que havia bebido aproximadamente até as 8h da manhã do mesmo dia, mesmo  após ter dormido se alimentado e  aproximadamente 11h de intervalo sem ter ingerido nada de bebida alcoólica, o teste acusou 0,48 miligramas de álcool por litro de ar expelido, o que configuraria  crime de trânsito.
 
Neste evento o que chamou a atenção foi à espontaneidade do público, principalmente o jovem, em fazer o teste, buscar mais informações sobre o Programa Balada Segura e tirar outras duvidas referentes ao trânsito. Este tipo de atividade permite interagir com o público de forma bem descontraída, mas sempre buscando manter o foco, que é levar as informações e recomendações de conscientização, visando a mudança comportamental no trânsito para a preservação da vida.

Em anexo fotos dos participantes que autorizaram a publicação e são favoráveis ao Programa Balada Segura. 

 
  










 







 





 
 

 

 

 
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário