segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Programa Balada Segura na E.M.E.F. Dr. Baltazar de Bem

Praticamente encerrando as atividades educativas, do ano letivo de 2013, o setor de educação para o trânsito da prefeitura municipal de Cachoeira do Sul, através do projeto “Educação para o Trânsito, jovens e adultos, conscientizar é o caminho” esteve no último dia 12 na E.M.E.F. Dr. Baltazar de Bem, realizando a palestra de conscientização no trânsito entre os alunos das series finais do ensino fundamental.

Durante o evento os alunos aproveitaram a oportunidade para sanar as duvidas mais frequentes em relação à legislação de trânsito e sobre o Programa Balada Segura. Também tiveram contato com o bafômetro descartável, que é utilizado em caráter educativo, para conscientizar os jovens dos perigos da mistura de álcool e direção.


Com base na Lei 9.503/97, que institui o Código de Trânsito Brasileiro, e, apresenta em seu contexto uma série de avanços em relação às questões de segurança para o trânsito, em junho deste ano, foi lançado o Projeto “Educação para o trânsito, jovens e adultos, conscientizar é o caminho”.

Através deste projeto tem se procurado alcançar o máximo de pessoas possíveis, viabilizando assim um maior debate sobre o assunto, também visando à segurança do cidadão no espaço público e a conscientização da população para uma mudança comportamental. Tudo isso tendo em vista a preservação da vida e o desenvolvimento de uma nova postura no trânsito, que resulte na redução dos números de acidentes.Nas escolas da cidade, entre a rede estadual, municipal e particular, no ano letivo de 2013, mais de 3500 jovens participaram das palestras.

Números de atividades educativas de 2013:

Palestras em escolas: 42
Visitas nas escolas com orientações
de conscientização e divulgando o Projeto: 32
Blitz Educativas: 12
Palestras Para Adultos: 11

O Projeto também marcou presença em eventos na cidade como a Ame-Cachoeira, Expo Cachoeira e Dia mundial sem carros. No mês de setembro, durante a Semana Nacional do Trânsito, foram realizadas atividades educativas durante todos os dias da semana. Procurou-se divulgar as principais ações do projeto, com antecedência, bem como os resultados, através de participações em programas de rádios, publicações em jornais e também através do Blog, que foi criado exclusivamente para o projeto.

Em uma avaliação geral das ações, durante o ano de 2013, percebe-se que estamos levando a comunidade a envolver-se cada vez mais com o tema trânsito seguro. Outro fator primordial e indispensável foi o apoio de diversos segmentos da sociedade para que pudéssemos colocar em prática a construção coletiva de um trânsito mais seguro para todos. Os planos para 2014 são continuar buscando o engajamento da sociedade, abrangendo todas as áreas, bem como programar as ações educativas na rede de ensino.
O projeto é coordenado pelo servidor Oberdan Ezequiel Moura Pinto, algumas atividades educativas são desenvolvidas em conjunto com Agentes  Municipais de Trânsito e também com Integrantes do Comitê Municipal do Balada Segura

Nenhum comentário:

Postar um comentário