terça-feira, 15 de outubro de 2013

Agentes de Trânsito em ritmo do Balada Segura

Dentro dos preparativos para a implantação do Programa Balada Segura está previsto treinamento para os agentes fiscalizadores, e o Setor Municipal de Trânsito já está procurando orientar seus agentes sobre as novas atribuições que passarão a fazer parte da rotina de fiscalização.
O coordenador do Setor Municipal de Trânsito,  o Senhor Rogério lemos, Autoridade de Trânsito, que assumiu a função recentemente, mas possui uma vasta experiência em operações de fiscalização de trânsito, pois trabalhou durante 22 anos na Policia Rodoviária Estadual e 6 anos no 35° BPM, está passando instruções sobre o uso do bafômetro (etilômetro), preenchimento do auto de infração e todos os procedimentos que envolve este tipo ação.
 
O Setor Municipal de Trânsito foi contemplado com 2 etilômetros doados  pelo DETRAN/RS, através do convênio  que será assinado no próximo dia 25.
Preservar vidas promovendo uma mudança comportamental no trânsito. Esse é o compromisso da Operação Balada Segura, instituída no Rio Grande do Sul pela Lei nº 13.963, de 30 de março de 2012.
Sob a Coordenação-Geral do Vice-Governador do Estado e a Coordenação Executiva do Detran/RS, a Operação tem como objetivo realizar, de forma integrada e contínua, as ações de fiscalização e de educação, em especial o combate à alcoolemia no trânsito, em locais e horários de maior incidência de acidentalidade. Realizada em parceria, agrega esforços do Governo Estadual, por meio do Detran/RS, Brigada Militar, Polícia Civil, Órgãos Executivos de Trânsito Municipais. A Operação também conta com a Polícia Rodoviária Federal, nas cidades cortadas por BRs.
A Balada Segura consiste em blitze de fiscalização e educação tanto em locais de grande concentração de bares e casas noturnas, como em roteiros/itinerários de deslocamento para festas e eventos, visando a combater, principalmente, a condução de veículos por motoristas alcoolizados. Segundo estimativas da ONU, o álcool está presente em mais da metade dos acidentes com mortes.
A operação desenvolve, portanto, ações:
- Fiscalizatórias, com abordagem de condutores e passageiros durante a blitz, visando à observância às disposições do Código de Trânsito Brasileiro, em especial o combate à alcoolemia no trânsito, além de outros itens de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário