segunda-feira, 9 de junho de 2014

Departamento de Trânsito lança campanha para pedestres e motoristas


Departamento de Trânsito lança campanha para pedestres e motoristas




Tendo em vista os recentes acidentes envolvendo motoristas e pedestres, principalmente nas faixas de segurança do município, ocorreu na manhã desta quarta-feira, o lançamento da campanha “Pare para viver. Veja e seja visto antes de atravessar a rua”.
Lançada pelo Departamento de Trânsito da Prefeitura Municipal, o evento ocorreu às 10h na Rua Júlio de Castilhos, em frente a antiga Loja Obino e contou com dezenas de pessoas e representantes de órgãos públicos, entidades de classe e representantes do executivo municipal e do Exército Brasileiro.
Com a rua separada em três faixas por cones e cavaletes, os carros eram obrigados a parar em frente a faixa de segurança, auxiliados por agentes de trânsito, momento em que eram entregues aos motoristas alguns folders de conscientização e educação no trânsito.
Na solenidade, o prefeito elogiou a atuação do Departamento, em nome de seu coordenador, Oberdan Ezequiel, e enfatizou a importância da conscientização das pessoas para este cuidado. “Estas ações educativas são importantes para conscientizar as pessoas a tomarem cuidado, tanto o pedestre quanto ao motorista”, falou o prefeito.
A partir desta quarta-feira, todas as faixas de segurança vão receber uma pintura no chão, com tinta vermelha, sinalizando uma placa de atenção com o texto: “Para para viver”.
Segundo Oberdan, o objetivo da campanha é alertar os motoristas e pedestres a terem mais cuidado, um no trânsito, andando em velocidade segura, que permita a frenagem do veículo caso necessário uma parada brusca e o outro a seguir as orientações que recebemos desde crianças, quando os pais diziam: “Olhe para os dois lados antes de atravessar”.
Esta frase que repetidamente as crianças ouvem de seus pais e educadores, servem também para os pedestres ao atravessarem a faixa de segurança. Não é pelo fato que há uma pintura no chão, que significa que o pedestre tenha prioridade ao atravessar. A faixa serve para que os motoristas fiquem alerta que naquele local há um grande fluxo de pessoas atravessando a rua, e, quando houver alguém a espera, ainda na calçada por atravessar, o motorista deve parar o seu veículo para que o pedestre possa fazer a travessia tranquilamente.
O que tem ocorrido é que as pessoas, ao atravessarem na faixa de segurança, se acham no direito de prioridade, e erroneamente atravessam a rua, muitas vezes sem sequer olhar para o lado.
Esta campanha foi elaborada a pedido da sociedade e organizada  pelo Departamento de Trânsito está à disposição para receber solicitações da pintura da campanha. Basta ligar para o Departamento, pelo telefone 3724 6095 para saber maiores informações.


alt

alt


alt







No dia 02/06 foi realizado um teste de radar móvel pelos agentes de trânsito em nosso município, sendo que os resultados do mesmo estão descritos a seguir.
Avenida João Neves da Fontoura                                                                                                       Quantidade de fiscalizados 55                                                                                                                 Acima da Velocidade (58km/h) 22                                                                                                         Tempo de Operação 21 minutos                                                                                                               Maior Velocidade 91 km/h
Rua Julio de Castilhos                                                                                                                             Quantidade de fiscalizados 280
Acima da Velocidade (48Km/h) 106
Tempo de Operação 106 minutos
Maior Velocidade 73 km/h
Avenida Brasil
Quantidade de fiscalizados 30
Acima da Velocidade (48Km/h) 5
Tempo de Operação 11 minutos
Maior Velocidade 68 km/h
Total Fiscalizados 365
Excesso de velocidade 133 
O percentual acima do limite foi 36,44%. Este percentual já é com o desconto da tolerância. Os veículos que passaram acima da velocidade permitida, mas dentro da tolerância, que não caracterizaria multa passou  dos 50 %. Por exemplo, na Júlio de Castilhos onde a velocidade é  de 40 km h passavam de 41 à 47 km, que é a velocidade considerada de margem de erro conforme  Resolução 202/06 do Denatran.  
Estão previstas uma série de ações educativas e de fiscalização para a próxima semana, inclusive o lançamento de uma campanha com enfoque no pedestre, onde toda a comunidade será convocada para participar e unir forças para combater os altos índices de acidentes em nosso município.
alt

Nenhum comentário:

Postar um comentário