quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Cachoeira Pede Mais Paz no Trânsito

Semana Nacional do Trânsito vai mostrar como se deve respeitar as regras para evitar os acidentes

Pinto e Mendes (ao centro): reunião com entidades para preparar atividades
Oberdan e Mendes (ao centro): reunião com entidades para preparar atividades
 
Carreata, blitz, palestras e passeata estão entre as atividades preparadas para a Semana Nacional do Trânsito, que inicia hoje e visa sensibilizar a comunidade para tornar as ruas mais seguras em Cachoeira do Sul. O trânsito é hoje um dos principais problemas de Cachoeira, onde ocorre de dois a três acidentes a cada dia. Além disso, têm sido frequentes os flagrantes de motoristas bêbados presos pela Brigada Militar.
Conforme o coordenador do Departamento Municipal de Trânsito, Antônio Reginaldo Mendes, vários fatores contribuem para os acidentes, como as condições da via e a sinalização. No entanto, Mendes enfatiza que em Cachoeira o comportamento das pessoas, seja motorista ou pedestre, é a causa principal dos acidentes. “Todos aqueles que ocupam e fazem parte do sistema viário devem ter consciência que no trânsito se vive em condomínio e cada um deve fazer a sua parte em benefício da segurança de todos”, frisa Mendes.
Segundo o servidor Oberdan Ezequiel Moura Pinto, que atua no setor de educação para o trânsito, várias atividades estão sendo desenvolvidas na cidade visando melhor o sistema de tráfego. Na área pedagógica, são ministradas palestras nas escolas e empresas para educar estudantes e trabalhadores sobre as normas para um trânsito seguro. “Procuramos conscientizar a população para uma mudança de postura visando a preservação da vida”, frisa Pinto. Nas ruas, houve um aumento da fiscalização com a nomeação de novos agentes. Os pontos considerados os mais críticos da zona urbana estão recebendo mais sinalização para que o fluxo seja melhor e menos perigoso.
CARREATA - A primeira atividade da Semana Nacional do Trânsito na cidade é uma carreata com os órgãos que trabalham com o trânsito. A saída será do Chatodô e a atividade inicia às 14h30min, percorrendo as principais ruas de Cachoeira. O ciclo de atividades segue até a próxima quarta-feira, quando acontecerá uma caminhada para pedir paz no trânsito.
ATENÇÃOAs escolas e empresas que pretendem oferecer palestras sobre o trânsito podem agendar com o Departamento Municipal de Trânsito pelo telefone 3724-6095.
UMA PERGUNTA
Quando será feita a primeira blitz do Balada Segura em Cachoeira?
“Ainda não temos data definida. Falta a assinatura do convênio entre o Município e o Estado. Esta assinatura depende do agendamento do Detran”, explica o coordenador do Departamento Municipal de Trânsito, Antônio Reginaldo Mendes.
IMPORTANTEA Semana Nacional do Trânsito é promovida pela Prefeitura com o apoio do Corpo de Bombeiros, 2º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar, Guinchos PC, Escola de Saúde do HCB, 35º Batalhão de Polícia Militar, CFC Guidare, Sesc e 3º Batalhão de Engenharia de Combate.
PARA SABER MAIS
O que foi preparado para a Semana Nacional do Trânsito em Cachoeira do Sul
HOJE - 14h30min Carreata de abertura da Semana Nacional de Trânsito
AMANHÃ - 9h30min às 11h e das 14h30min às 16h30min
 Blitz educativa na Rua Júlio de Castilhos
SÁBADO - 8h30min Blitz com vídeos educativos na Rua 7 de Setembro
DOMINGO - 14h Dia Mundial sem Carro, com a montagem da mini cidade para instruções educativas para as crianças na Rua 7 de Setembro
SEGUNDA-FEIRAManhã e tarde
 Visitação nas escolas para orientações educativas
TERÇA-FEIRAManhã e tarde
 Visitação nas escolas para orientações educativas
QUARTA QUE VEM - 14h Caminhada de conscientização, com saída da Praça Salgado Filhogem
(Reportagem do Jornal do Povo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário